top of page

Poeminhas Animais


Crianças e animais vivem um eterno flerte. A curiosidade das crianças em relação aos animais sempre existiu. Quando menino, lembro-me de ter ganhado de meus pais uma coleção da editora Abril intitulada "Os Bichos". Fiquei encantado com os fatos e as curiosidades de diversos animais ali registrados. Hoje, vivemos outros tempos. Enciclopédias adornam as prateleiras, a garotada recebe as informações via internet e assistem ao Animal Planet. Enfim, mudaram-se os veículos e plataformas. No entanto, o fascínio das crianças pelos animais persiste tão forte quanto em meus tempos de menino.


Em minha experiência como professor, verifico de maneira muito evidente, a maior motivação da garotada quando, por exemplo, uma dramatização é proposta a partir de textos que trazem animais como protagonistas das histórias ou poemas apresentados. A boa literatura cai como uma luva nessa divertida brincadeira, sobretudo, se tais textos ou poemas forem de Alexandre Azevedo, um autor com mais de cem livros publicados, que sabe como ninguém, em suas narrativas e poemas, apresentar os bichos de maneira bem humorada, mostrando os animais, suas características e idiossincrasias.


"Poeminhas Animais" é um belo exemplo, entre muitos da obra de Alexandre, composta por dez poemas repletos de rimas e trocadilhos que garantem uma leitura inteligente e divertida. Dez bichos interessantes desfilam pelas páginas do livro proporcionando um belo "tentáculo", quer dizer, um belo "espetáculo".


Geralmente, o primeiro livro especial na vida de uma criança é um livro de poemas. Os textos curtos e a musicalidade nos versos agradam em cheio às crianças. "Poeminhas Animais" é destas obras tão prazerosas que motivam as crianças a abrirem livros e encontrarem estéticas e significados. Um portal para novas descobertas literárias.


POEMINHAS ANIMAIS

Alexandre Azevedo (texto) e Taline Schubach (ilustrações)

Atual Editora

40 páginas

Comments


bottom of page